Movimentos do mundo: Estudantes no Chile

Posted on Agosto 13, 2011

0


Y vá caer, y vá caer la educación de Pinochet!!!


No Chile, estudantes organizam greve geral para o próximo dia 9
03/08/2011 – 14h27
Educação Internacional
Da Agência Telam


Brasília – Em menos de uma semana, o Chile viverá um dia de paralisação intensa. A Confederação de Estudantes Universitários do Chile confirmou para o próximo dia 9 uma greve geral em protesto ao plano destinado à educação definido pelo presidente chileno, Sebastián Piñera. Os estudantes contam com o apoio dos professores e também de várias categorias profissionais do país.


Segundo os estudantes, eles se manterão mobilizados. A presidenta da Federação de Estudantes da Universidade do Chile, Camila Vallejo, disse que a iniciativa “é um estado de alerta”. “Queremos ressaltar que estamos mobilizados”, disse.


A concentração da manifestação no dia da greve geral será em Santiago, capital chilena. O protesto é liderado pelos universitários que defendem mais investimentos para o ensino superior no Chile. No país, o ensino superior é controlado pela iniciativa privada.


No começo desta semana, Piñera apelou para que a sociedade se mobilize em favor da melhoria do ensino e apoio ao plano anunciado pelo governo. Nos últimos dias, ele tem sido alvo de várias manifestações em defesa de reformas no sistema educacional.


FLICK com imagens dos protestos estudantis no Chile: AQUI