As cinco edições da conferência municipal de cultura de Blumenau

Posted on Março 2, 2011

0


Informações Gerais
Dinâmica e resultados
Observações
1ª conferência municipal de cultura.
2006 – 16 de setembro de 2006,
no auditório do Instituto Blumenauense de Ensino Superior.
Presidentes:
Marion Bubeck – Fcblu
Rosane Martins – Conselho
Tema: “Conjuntura Nacional: cenário e perspectivas”
Total  de Participantes: n.d
03 grupos de trabalho –  1) demandas (necessidades, potencialidades, projetos e proposições de ações integrada; 2) Comunicação integrada (como otimizar a divulgação das ações entre as áreas, grupos, setores, comunidade e;  3) Organização de classe (necessidades organizacionais para realizar e propor coletivamente).
Plenária Final.
Anais, com deliberações gerais e setoriais;
Primeira conferência municipal de cultura em 26 anos de existência do conselho.
Presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Marion Bubeck, nos anais da edição, publica um texto intitulado “Democratizar para Viver a Cultura em Plenitude”. Já a presidente do Conselho Municipal de Cultura, gestão 2005-2006, Rosane Magaly Martins tem o texto “Cultura que Liberta”
2ª conferência municipal de cultura.
15 de setembro de 2007 no Instituto Blumenauense de Ensino
Superior – IBES.
Presidentes:
Ivo Hadlich – Fcblu
Rosane Martins – Conselho
Tema: “Arte, Cultura e Mercado: do sonho a realidade”
Total de Participantes: n.d
Setes grupos de trabalho;
1 )Abrangência regional; 2) Artes Plásticas; 3) Teatro, Dança e Circo; 4) Música; 5) Literatura; 6) Patrimônio Material e Imaterial; 7)  Cinema, foto e vídeo.
Metodologia de cada GT:
1) o que ainda é sonho? 2) Qual é a maior dificuldade para a realização dos sonhos na área de cultura? 3) O que já é realidade?  4) Como concretizar o que falta realizar?  5) Quais ações serão  determinantes para a realização dos sonhos?  6) Quais serão os compromissos assumidos para a realização dos sonhos?  7) Quais formas de comunicação serão escolhidas para o estabelecimento de comunicação como meio das realizações?
Plenária Final
Anais, com deliberações regionais, gerais para o município e setorais.
1º Fórum de Entidades Culturais Regionais com entidades convidadas pela 15ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, através da Gerência de Turismo, Esporte e Cultura.
Ivo Hadlich publica o texto “Blumenau e sua Cultura”. Rosane Magaly Martins tem o texto publicado com o título “A cultura como estratégia para a cidadania” publicado nos anais. Sylvio Zimmermann Neto, na época gerente regional de Turismo, Cultura e Esporte da SDR, publica o texto “Sensibilidade com os sonhos culturais” nos anais.
3ª conferência municipal de cultura.
22 de novembro de 2008, no auditório Carlos Jardim, da Fundação Cultural de Blumenau.
Presidentes:
Ivo Hadlich – Fcblu
Noemi Kellermann – Conselho
Tema: “Cultura, Contemporaneidade e Inclusão”
Total de Participantes: 51
Seis grupos temáticos: 1) Literatura; 2) Cinema, Foto e Vídeo; 3) Música; 4) Teatro, Dança e Circo; 5)  Patrimônio Cultural Material e Imaterial; 6) Artes Plásticas.
Proposta de estratégia aos grupos de trabalho para diretrizes na utilização dos 26 desafios extraídos do Plano Nacional de Cultura.
– Selecionar, entre os vinte e seis desafios, aqueles que consideraram pertinentes para o trabalho do grupo, enfatizando com a área do GT, mas também trabalhando com perspectiva ampla de cultura.
– Avaliar e fazer contraponto com a realidade de Blumenau, incluindo a avaliação dos aspectos propostos em conferências anteriores.
– Apresentar ações propositivas, relacionadas ao desafio selecionado e analisado com a realidade de Blumenau, sugerindo agentes responsáveis pela ação proposta .
Plenária Final.
Anais, com deliberações gerais e setoriais.
Edição interrompida pela situação de emergência em função da tragédia socioambiental de 2008 que a região sofreu.
A parceria com a SDR, iniciada na edição anterior, não tem seqüência.
Noemi Kellermann, que publica texto apresentando e caracterizando a conferência. Não são publicados textos de parceiros, apenas a ata.
4ª conferência municipal de cultura.
25 e 26 de novembro, no Auditório da Biblioteca da FURB.
Presidentes:
Marlene Félix Schlindwein – Fcblu;
Noemi Kellermann – Conselho
Tema: Cultura, Diversidade, cidadania e desenvolvimento”
Total de Participantes: 67
Cinco eixos, propostos pelo ministério da cultura, a saber: produção simbólica e diversidade cultura; Cultura, cidade e cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e; Gestão e institucionalidade da Cultura.
Plenária Final.
Anais, deliberações conforme os cinco eixos.
Responde ao chamamento da II Conferência Nacional de Cultura. Toda a dinâmica e regulamentos são sugeridos pelo ministério da cultura.
Em seus anais, há um texto de apresentação, escrito pelas duas presidentes, caracterizando a conferência.
5ª conferência municipal de cultura.
19 e 20 de setembro, no Auditório da Biblioteca da FURB.
Presidentes:
Marlene Félix Schlindwein – Fcblu;
Noemi Kellermann – Conselho.
Tema: “Plano Municipal de Cultura de Blumenau:  A Cidade que Queremos”
Total de  participantes: 73
Três grupos de trabalho – Legislação Cultural, Políticas e Ações Culturais, Equipamentos Culturais, mais as demandas setoriais.
Plenária Final.
Plano Municipal de Cultura, dividido em diretrizes e estratégias de curto, médio e longo prazo.

Duas moções de repúdio – uma ao prefeito, outra a câmara de vereadores.
A conferência se dedica a revisar todas as deliberações das edições anteriores, trazendo a síntese para a conferência, que então é debatida nos três grupos de trabalho, referendados, modificados ou suprimidos para apresentação a assembléia geral.
Em seus anais, apenas um texto de apresentação, publicado pela presidente da Fundação Cultural, Marlene Félix Schlindwein, pela presidente do conselho municipal de cultura, Noemi Kellermann e pelo vice-presidente do Conselho, Jamil Antonio Dias