A Ação Cultural.

Posted on Setembro 28, 2010

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Para Teixeira Coelho (Dicionário Crítico de Política Cultural), a Ação Cultural é o processo de criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas, os grupos e as comunidades inventem seus próprios fins no universo da Cultura. Este conjunto de procedimentos em ação visa por em práticas os objetivos da política cultural.

Por isso, Ação Cultural é um instrumento de execução de políticas culturais, que mobiliza agentes culturais para atuarem dentro do Sistema de Produção Cultural, isto é, nas esferas da produção, distribuição, troca e uso. É possível identificar a ação cultural segundo seus objetivos:

AÇÃO CULTURAL DE CRIAÇÃO (ação sociocultural ou ação cultural propriamente dita): visa atacar frontalmente a incomunicabilidade social agravada em nossa época de Indústria Cultural e Mídias de Massa. Esses ataques pretendem criar as condições para que uma pessoa, um grupo, uma comunidade possa exprimir-se em todos os aspectos da vida social, refletindo sobre a obra, sobre sua condição de pessoa e de membro de uma sociedade. Esta modalidade de ação cultural trabalha com a dimensão criativa das pessoas (p.33), mas não apenas instrumentalizando as pessoas para “fruírem” uma obra artística, mas sensibilizando-as para relacionarem esta obra com a própria dinâmica da vida contemporânea. Suas ferramentas devem fomentar múltiplas interpretações acerca do mundo, estimulando diálogos (p.34). Suas diretrizes devem ser plurais, com co-produção de múltiplos atores sociais e sem a petulância de consensos tecnocráticos.

AÇÃO CULTURAL DE SERVIÇOS: forma de animação cultural que lança mão de diferentes formas de relações públicas e propaganda para vender ou aproximar um produto cultural a um determinado público. (p.33)

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